quarta-feira, 22 de julho de 2009

CRIAÇÃO DE BOURKE (Neophemas)



Neophemas



DISTRIBUIÇÃO: Austrália central e meridional.




DIMENSÕES: Aproximadamente 23 centímetros

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS

NEOPHEMAS BOURKII -Habitualmente, a fêmea tem um porte ligeiramente menor do que o macho e a cabeça é também menor. No caso das aves com uma plumagem natural, a fêmea é igualmente reconhecível pela ausência das penas azuis na testa ou pela presença menos vistosa dessas penas.

NEOPHEMAS PULCHELA – Nesta espécie normalmente existe dimorfismo sexual , ou seja existem diferenças na plumagem dos dois sexos. As fêmeas não tem a risca vermelha nos ombros a cabeça tem menos azul , a plumagem é mais pálida e o tamanho é menor.

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS

O neophema é uma ave muito gregária e extremamente tolerante, que não causa qual quer problemas, mesmo que seja alojada juntamente com a menor e a mais delicada das aves tropicais, inclusivamente durante a época de criação.

Os Neophemas devem ser criadas em casais separados, uma vez que um grande número de casais coabitando no mesmo espaço, de um modo geral, não produz resultados satisfatórios, em termos de criação. É perfeitamente possível criar também em exemplar isoladamente, desde que desfrute de suficiente atenção.

ALOJAMENTO ADEQUADO

Os Neophemas podem ser criados num aviário ao ar livre desde que estejam bem ambientados . Um espaço interior comprido é também muito apropriado. As aves não são destruidoras . Também pode manter Neophemas numa gaiola espaçosa em recinto fechado.

No entanto, relativamente à falta de espaço, as aves devem poder distender as asas no exterior da gaiola, de vez em quando.

TEMPERATURA AMBIENTE

Os Neophemas são aves relativamente resistentes e podem sobreviver ao inverno, desde que tenham acesso a um abrigo nocturno que as proteja de geada. Normalmente, dispensam um aquecimento suplementar.

ALIMENTAÇÃO

Estas aves podem ser alimentadas com uma dieta básica que inclua uma mistura especial de sementes. Além disso, durante a época de criação, apreciam pequenas quantidades de alimento à base de ovos próprio para periquitos. De vez em quando, pode dar-lhes algumas verduras. Não seja excessivamente generoso, uma vez que o abuso de alimentos verdes provoca irrevogavelmente problemas intestinais. As aves devem também dispor de areia em quantidades suficientes.

ATIVIDADES

Os Neophemas são aves muito calmas que, sendo adquiridas quando jovens, aprendem rapidamente a confiar no tratador. Utilizam todo o espaço do aviário e, frequentemente, esgaravatam o chão do aviário.

Contrariamente à maior parte das espécies de periquitos, os Neophemas não cantam muito, mas quando o fazem, produzem um canto melodioso, suave e muito agradável. Também não tem tendência para roer.



Estas aves são muito ativas durante as horas de crepúsculos, por vezes, em noites claras. Uma vez por outra, pode borrifá-los com jatos ultrafinos, por meio de um borrifados de plantas, mas esta espécie raramente toma grandes banhos.

CRIAÇÃO

De um modo geral, os Neophemas são boas aves de criação que se dedicam de uma forma empenhada e essa tarefa.



A caixa de ninho deve ter uma área com cerca de 20x20 centímetros e uma altura entre 30 e 35 centímetros. O orifício da entrada deve Ter 7 centímetros de diâmetro.



Os Neophemas não nidificam, mas gostam, de pôr os ovos superfície macia e ligeiramente úmida. Para isso, pode colocar musgo de turfa e ou pedaços de madeira apodrecida ou serradura. Põem entre três e seis ovos que a fêmea choca durante um período de 18 a 20 dias, aproximadamente.



A plumagem surge quando as cria tem cerca de duas semanas de vida, mas estas são alimentadas durante mais duas a três semanas, predominantemente pelo macho. Frequentemente, a fêmea já está empenhada na preparação da postura seguinte.



Os Neophemas são aves razoavelmente prolíficas. Estando em boas condições físicas e desfrutando de uma boa alimentação variada, podem ter com êxito duas, ou menos três ninhadas por época.



As crias apresentam a sua plumagem definitiva ao fim de oito meses de vida, aproximadamente. É preferível não separar as aves mais velhas que tenham um bom relacionamento mútuo. Estas aves constituem, frequentemente, casais para toda a vida.

MUTAÇÕES

Neophema Bourkii -Tem-se registrado diversas mutações cromáticas entre quais o amarelo, opalino (rosa) , lutino , rubino . fallow etc.

Neophema Pulchela – Amarelo, opalino, canela , peito vermelho etc.

AGRADECIMENTOS: http://arlpereira.tripod.com/id24.html